Na trama “Terra e Paixão”, o personagem Agatha está prestes a revelar um aspecto mais astuto de sua personalidade, mostrando que sua suposta ingenuidade é apenas uma fachada. Em reviravoltas futuras da história, Jussara, sua mãe, ficará surpresa ao flagrar Agatha mexendo em um documento de grande valor pertencente a Caio, levantando suspeitas e preocupações em sua mente.
Sem hesitar, Jussara decide alertar sua filha, incentivando-a a ficar vigilante e a abrir os olhos em relação ao seu namorado.
Conforme mencionado anteriormente, Agatha revelará sua faceta antagonista. Em cenas que em breve serão transmitidas, ela começará a mostrar seu lado obscuro, deixando claro que seu retorno a Nova Primavera tem principalmente objetivos egoístas.
A personagem, anteriormente considerada desaparecida, manipula habilmente Antônio, Caio, Gentil, Jonatas e até sua amiga Angelina. Além disso, Agatha tomará medidas para interferir no casamento de seu ex-marido com Irene.
No entanto, Jussara começará a suspeitar das verdadeiras intenções de Agatha, especialmente após flagrá-la mexendo nos documentos relacionados à venda da casa para Caio.
Ela percebe o interesse de Agatha pelo dinheiro e aconselha sua filha a ficar atenta, ao mesmo tempo em que adverte o namorado sobre a possibilidade de estar sendo manipulado por uma vilã dissimulada.
Agatha retornou a Nova Primavera e inicialmente convence a todos de que é uma mulher injustiçada, forçada a forjar sua própria morte. No entanto, fica claro que Agatha voltou com planos de aproveitar a fortuna de Antônio La Selva e até mesmo seus próprios filhos. A trama se desenrola com intriga e suspense em torno das ações maquiavélicas de Agatha.